Quem sou eu

Minha foto
Eu sou uma pessoa amiga, companheira, justa, que valoriza uma boa amizade acima de tudo...

sábado, 28 de novembro de 2009

Axé, axé, axé...








Muitos devem achar que eu vou falar de música, etc.
Quero na verdade falar da diversidade cultural do nosso país.
Axé é uma saudação religiosa, muito diferente de Axé music que é um termo usado para caracterizar o gênero e todas influências baianas.
O axé foi 'criado' no Brasil na década de 1980, com a mistura de frevo, calipiso, ragge, e samba.
Ésse ritmo faz sacudir desde porões até mansões...
Eu acho belo ver a luta, o suor e a força de vontade de um cantor de axé. Temos um Brasil de grande diversidade cultural, grandes influências culturais. Isso faz de nosso território um território rico em beleza cultural e natural. Desde mulatos á brancos, é um país de belas raças, um país raçudo na cor, na dança, na música, no folclore.
O axé tem uma brilhante história, brilhantes cantores...
Me emocionei ontem ao ver um vídeo de Daniella Mercury no Festival de verão de Salvador, quando ela lembra de sua história ao longo da trajetória no axé brasileiro. Acho muito interessante descobrir, estudar tantas diversidades culturais do Brasil. Do Rock in Roll ao Pagode, do Frevo ao Rip hop...
Bahia para mim tem algo especial... Da capoeira ao trio elétrico, do Pelourinho ao Campo Grande, de Porto Seguro á Salvador...
É tanta gente bonita, tanta dança bela, quase ninguém de mal com a vida...
Acho legal o jeito deles dançarem, alegres... Acho bonito a capoeira, do evolvimento que têm com a dança, com a luta, copm a AMIZADE...
Lá que Cabral chegou e encontrou belas índias, belas paisagens e muito ouro e pau Brasil...
Ao longo de toda trajetória, a Bahia se tornou um grande patrimônio cultural. Terra do axé, da capoeira, do trio elétrico, dos melhores cantores do Brasil.

Como diz uma cantora que não sei quem é: "Brasil, mostra a sua cara"
Essa frase me remete a uma reflexão que eu acho um pouco complicada. Não entendo o fanatismo por bandas, culturas internacionais e desvalorização do nosso país 'abençoado por Deus e bonito por natureza'. Gente, são tantas belezas que o Brasil possui... Tantos povos ricos, tantos lugares desconhecidos, ás vezes por falta de incentivo á valorização cultural local. Eu fico 'embestado', bobo com isso. Eu tenho sonho em conhecer o nordeste e acho alguém sonhando com Paris. sem querer desvalorizar Paris, mas eu tenho um país lindo, abençoado, que se eu viajar por aqui mesmo, eu ajudo a economia dele. Agora, pra quê Paris, sendo que não conhece a etade do Brasil. são belas florestas, matas que estão acabando (por ignorancia do ser humano) que muita gente não conhece.

Fui para outro assunto, mas retomando ao axé.

É um ritmo que me tars alegria, mensagens boas, curtição... Pena que muitos fazem de uma micareta um lugar de putaria (desculpa á palavra) e ponto de drogas e bebidas. Ah! Se todos soubessem aproveitar um carnaval e uma micareta.
Esse ano eu vi algo diferente no LavrasFolia, não sei se é por causa da diminuição de foliões, mas teve um clima de paz esse ano, um ar de amor, que nunca vi em micaretas... Podem ser que existe algumas, mas o Lavras Folia esse ano estava muito bom...
Pessoas bonitas, de culturas diferentes, de aparencias diferentes, tudo em busca de diversão, querendo mais é beijar na boca.

chegou a hora de falar da saga por Claudia Leitte...
Minha mão tremia na hora que peguei meu abadá. Fui correndo para o hotel. Eu e May estavamos muito ansiosos. Para acalmar, cantamos músicas de Claudia e tudo mais. Isso enquanto não chegava ninguém no hotel. Depois ficamos sabendo que Claudia não ficaria no hotel, viria direto para o show, afinal, ela tinha 4 show aquela semana. fotos não faltaram, até os funcionários do hotel tiraram foto com a nossa faixa: " Não viemos de jatinho, mas viemos na velocidade de encontrar você"
Quanto o pessoal da banda chegou, pirei literalmente... Tiramos foto com todos os integrantes da banda (excessao e back vocal que não quis, rimos com eles, elogiamos eles, foi mágico... O bom é que tem todo o entrozamento deles com os fãs, piadas, risadas e papos legais existem entre nós fãs e a banda...
Quando chegamos no parque de exposições, logo ouvi Cláudia testando o som 'yes, som, lavras...' dei um berro enorme na fila e entrei correndo. Fomos logo para fila poerto do trio na esperança de Claudia nos atender. Eita fila que rendeu, encontrei velhos amigos de MSN (Camila, Jeffersson, Yulle, Rafaella, e por aí vai). Como não seria possível ela nos atender, ficamos cantando em baixo do trio. Eis que Marcio Pedreira aponta lá em cima e agradece pelo carinho. A banda sobe no trio... Desespero, angústia... Fomos para o outro lado de repente sobe uma moça 'desconhecida', de tênis, minisaia, jaqueta e rabo... Quando vimos, uma tatuagem de borboletas atrás da orelha dessa moça que era ninguém mais, ninguém menos que Claudia Leitte... Gritamos feito loucos mesmo ela tendo fones no ouvido e não escutando nada. Quando ela nos viu, ajoelhou e agradeceu á Deus por a gente existir na vida dela. E eu, pra variar, chorando muito... Começa a tpcar exttravasa e foi uma coisa de louco ver todo mundo cantando a música... Dfepois emplacou com Insolação do coração, arriba, mãozinha (fulando in sala), I gotta felling, dance days e por aí vai...
Ficamos todos, cada um com seu cartaz, abertos, juntos, unidos ao longo do show, sempre perto de Claudia. Eis que quando ela canta horizonte, no final ela fala "mas hoje eu só quero o horizonte e meus fãs de Lavras comigo" (fãs de Lavras só eu e a MExttravasaay rsrs)... E ela leu todos os cartazes e falou "Breno e May, o beijo, te amuus" Queria desmaiaar na hora, foi muito emocionante. E o show termina e ela sentada no trio, conversou com a gente, fazendo corações, agradecendo... Não é por nada não, mas André Lellis não teve nenhuma atenção no início do show dele. Ficaram todos centrados em Claudia.
E assim foi, passamos até na TV universitária de Lavras, na Tribuna de Lavras e sites da Bahia até... Foi super demais...
E hoje digo, sou brasileiro, mineiro, micareteiro e axezeiro com muito orgulho!!
O som qeu faz todos balançarem...

Sem mais...
Axé para todos!!
O beijo

Nenhum comentário: